O programa

Uma coprodução cinematográfica é muito mais do que uma parceria financeira e técnica. Em geral, as coproduções têm histórias binacionais que diferem do cotidiano de um país específico. Compreender essa dinâmica, as demandas do público nacional e internacional e como relacioná-las através de uma linguagem universal, é fundamental para o desenvolvimento dessas obras.

Executado por profissionais (roteiristas, diretores e produtores executivos) que conhecem os mecanismos do mercado cinematográfico Ibero-Americano, Histórias que viajam apresenta o contexto das crescentes coproduções entre países da região, passando por todas as etapas da cadeia, desde a criação à distribuição, permitindo uma visão sistematizada do mercado.

Adentrando no universo dos intercâmbios culturais e dos mecanismos financiadores, a equipe de mentores propõe uma reflexão sobre a contextualização ou descontextualização cultural nos roteiros para que os projetos alcancem o melhor nível de maturação e possam atrair parceiros para a realização.

São 16 semanas com encontros semanais de 3 horas com tradução simultânea. Durante o período, os consultores analisam o desenvolvimento/adaptação dos roteiros e, também, prepararam os participantes para sessões de pitching.

A execução resulta em uma apresentação contendo o roteiro, logline e a sinopse de cada projeto em português e em espanhol. Além disso, cada participante recebe um guia com informações sobre Acordos, editais, programas de apoio à coprodução e agenda de eventos de mercado.

A equipe da mentoria é formada por profissionais membros da Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), da Gedar (Gestora de Direitos dos Autores Roteiristas) e da Argentores (Sociedad General de Autores de la Argentina).