Ao longo do segundo semestre de 2022, cinco roteiristas participaram do programa de desenvolvimento de roteiros com foco em coprodução internacional, Histórias Que Viajam. Nesse período eles receberam consultorias com roteiristas, produtores e diretores brasileiros e estrangeiros para que seus projetos fossem potencializados para o mercado internacional.
O grande objetivo do programa era tornar esses projetos atrativos para os coprodutores internacionais inserindo na trama personagens e locações estrangeiras de modo mais orgânico. Tudo isso foi feito para que os projetos tivessem um apelo maior a produtores de outros países.
O ponto alto do programa foi a participação dos cinco roteiristas selecionados no Ventana Sur, o maior festival de cinema da américa latina que reúne os principais players do setor, em Buenos Aires. Para fazer bonito no evento, os autores receberam ainda um treinamento de pitching e puderam exercitar a venda do seu projeto antes das tão esperadas reuniões.
Ventana Sur 2022
A participação do Histórias Que Viajam no Ventana Sur 2022 levou os cinco autores para uma sessão do festival chamada El Principio Del Film, onde são apresentados ao mercado roteiros de longa-metragem de ficção.
Os cinco autores puderam ter contato com produtores e realizadores de toda a América Latina e da Europa. Além de apresentarem seus projetos desenvolvidos durante o programa, esse tipo de evento é fundamental para a realização de networking.
Painel & Premiações
Além de levar os autores para o Ventana Sur, o HQV 2022 também marcou presença na programação do festival. O painel do Histórias Que Viajam teve o comando da coordenadora e criadora do programa, Roberta Miller, com participação do também coordenador do programa Matheus Colen, da presidente da Spcine, Viviane Ferreira, da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, e do produtor e consultor Martin Aliaga.
Os cinco roteiros do Histórias Que Viajam 2022 concorreram em dois prêmios distintos. O primeiro deles foi oferecido pelo Projeto Paradiso e foi disputado apenas entre os autores que participaram do programa. O prêmio de mil dólares e a entrada para a Rede Paradiso de Talentos ficou com a autora Belise Mofeoli, que se destacou com o seu projeto “Lugar Seguro”.
O segundo prêmio foi dado pela sessão El Principio Del Film ao autor Raul Perez. Ele se destacou com seu projeto K-Preto e recebeu uma licença de Final Draft.
Raul Perez e Belise Mofeoli foram os autores do HQV premiados no Ventana Sur 2022.
O programa Histórias Que Viajam segue o seu compromisso de colaborar na evolução do mercado audiovisual brasileiro apostando sempre na criação e no roteiro. Se você quiser saber mais sobre o programa e receber em primeiramão as novidades, inscreva-se na nossa newsletter.
Co-Prod, o Guia de co-produção internacional
Como parte dessa missão de colaborar no desenvolvimento do mercado brasileiro, o HQV elaborou um guia chamado Co-Prod. A publicação que foi distribuída em formato impresso durante o Ventana Sur também está disponível em PDF aqui no site nas línguas português e espanhol.
O guia Co-Prod traz um olhar sobre o tema co-produção internacional na América Latina por meio de artigos dos nossos consultores e patrocinadores. O guia reúne ainda uma série de informações importantes sobre os acordos de co-produção internacional firmados pelo Brasil, além de um panorama dos principais festivais e eventos de mercado que possuem rodadas de negócios e criam oportunidades para autores, diretores e produtores. Baixe a sua cópia do guia Co-Prod na nossa página principal.