Gênero: Aventura/Dramédia
Logline
Raíssa quer aprender kung-fu com Jun-Fan, um velho cozinheiro chinês, que ela acredita ser Bruce Lee, para se defender dos bullies da sua escola. Essa amizade a ajudará a lidar com algo mais profundo: o luto do seu pai.
Sinopse
Raíssa é uma menina sonhadora e excêntrica que foi criada para não ter vergonha de ser quem é. Só que agora, justo na difícil transição da infância para a adolescência, ela é excluída na escola ao mesmo tempo em que tenta se entender com o luto pela morte do pai. Heitor, o maior herói que Raíssa já teve na vida, morreu repentinamente, mas deixou na filha o amor por Bruce Lee, o mestre do kung fu.
Ao conhecer Jun-Fan, um velho cozinheiro solitário, ela encafifa que ele é o próprio Bruce Lee e que pode ajudá-la a se defender dos ataques violentos que sofre na escola. Mas a convivência improvável entre os dois faz muito mais por Raíssa do que ela poderia imaginar. A menina aprende a cozinhar, começa a atravessar o luto e entende que precisa de amigos nesta jornada. O Último Dragão Chinês é um filme para toda a família que fala de perdas e amadurecimento com honestidade e delicadeza.
Autores: Pedro Jorge e Keka Reis
Pedro Jorge dirigiu séries (O Dia Em Que Minha Vida Mudou – Gloob; Ico Bit Zip – Nat Geo Kids; Deu Match! – MTV, entre outros) e documentários (Meninas de Ouro – ESPN, entre outros) para TV e streaming. Seus projetos de longa-metragens ficcionais, Diamante, O Bailarina e O Último Dragão Chinês, foram selecionados para laboratórios: 11º BRLAB (2021), 3º Sesc Argumenta (2021), 3º Produire Au Sud (2022) e Histórias que Viajam (2024). Também realizou curtas-metragens (Diamante, O Bailarina (2016), entre outros) exibidos e premiados no Brasil e exterior.
Keka Reis
Keka Reis é escritora, roteirista e dramaturga. Começou sua carreira na MTV dos anos 1990, onde escreveu, produziu e dirigiu programas de televisão de diferentes tipos e formatos. Atua como roteirista freelancer desde 2006, trabalhou como chefe de salas de roteiro para streamings como Disney e Amazon Prime e já escreveu quatro longa-metragens para o público infanto-juvenil.
Autora de quatro romances adolescentes premiados, adaptou três deles para o audiovisual; O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro – que se transformaram em uma série do Globoplay – e Medley ou os dias em que aprendi a voar, longa-metragem que está em fase de filmagem.