Desde 2022 realizamos o laboratório de desenvolvimento de roteiros Histórias Que Viajam. Esse lab promove uma participação mais ativa do Brasil no desenvolvimento de projetos de cinema na América Latina, além de trazer uma série de consultorias e treinamento de pitching para que os autores possam encontrar novas oportunidades de negócios para seus projetos.
Com o apoio da Spcine, da GEDAR e do festival Ventana Sur, o ponto alto do laboratório é a viagem que fazemos com os cinco autores selecionados a cada ano, para que eles apresentem seus projetos no mercado de cinema mais importante da América Latina.
Acabamos de voltar da nossa terceira viagem, desta vez para Montevidéu no Uruguai, onde o evento foi realizado neste ano. Estivemos ao lado de grandes profissionais do nosso mercado e fizemos novas conexões.
Bora para as novidades
-
Em 2024, tivemos um recorde de inscrições, ultrapassando a marca de 45 projetos inscritos por roteiristas profissionais de dois países: Brasil e Uruguai;
-
O HQV elegeu cinco projetos brasileiros e dois projetos de autores uruguaios para receberem as consultorias e treinamento de pitching;
-
Realizamos um painel de abertura do programa, aberto também ao público por meio do youtube, com a participação de Marcio Migliorisi, Diretor de Assuntos Internacionais da ACAU, e com Martin Salinas, renomado roteirista e escritor argentino.
-
Trouxemos novos consultores com experiência em produção e direção para realizarem atividades com os autores selecionados. Lúcia Murat, reconhecida diretora e roteirista brasileira com larga experiência em coproduções e Pancho Magnou, produtor executivo uruguaio também experiente nesse modelo de produção;
-
Eles se juntaram ao nosso time composto pelo diretor argentino Santi Calvete, o produtor argentino Martin Aliaga e o consultor de pitching André Antunes.
-
O HQV está virando notícia em outros países. Recebemos com muita alegria o interesse de produtores, roteiristas e entidades do setor público de outros países latinoamericanos, no formato e no trabalho de integração internacional que estamos realizando com o HQV.
Que venha 2025
O HQV está crescendo a cada ano e com ele cresce também a nossa capacidade de sonhar mais caminhos de integração entre os diversos países produtores de cinema.
Que 2025 seja um ano muito produtivo para o cinema brasileiro.