Coprodução audiovisual latino-americana recebe incentivo com “Histórias que Viajam”

– Com patrocínio da Spcine e apoio da Abra, Gedar, Ventana Sur e Projeto Paradiso, programa vai apoiar gratuitamente cinco autores roteiristas brasileiros no desenvolvimento de projetos audiovisuais para coprodução com o mercado latino-americano.

Cinco autores-roteiristas brasileiros deram início a uma jornada rumo à coprodução internacional por meio do programa “Histórias que Viajam”. O projeto consiste na mentoria gratuita a esses artistas com o objetivo de ampliar as possibilidades de acesso ao mercado internacional, seja pelo cinema ou pelas plataformas de streaming, além de fomentar a coprodução audiovisual – importante mecanismo para viabilização de obras audiovisuais por potencializar o público das obras e facilitar o acesso a recursos e à distribuição. 

Executado por profissionais (roteiristas, diretores e produtores executivos) que conhecem os mecanismos do mercado cinematográfico Ibero-Americano, o programa apresenta o contexto das crescentes coproduções entre países da região, passando por todas as etapas da cadeia, desde a criação à distribuição, permitindo uma visão sistematizada do mercado, além de análise do desenvolvimento dos roteiros e preparo dos participantes para sessões de pitching.

“O Histórias que viajam é a possibilidade de jogarmos luz, potência criativa e oportunidade de negócios, ao proporcionamos o estabelecimento de pontes entre pessoas realizadoras de audiovisual na América Latina. E realizarmos isso, olhando para narrativas pensadas por pessoas com experiências de vida diversas, da perspectiva de gênero e raça, é atendermos o clamor de uma audiência global por histórias contadas por grupos sociais historicamente afastados do poder de narrar suas próprias histórias. Investir energia e recursos no desenvolvimento dessas histórias é profícuo por todos os lados: o Estado cumpre seu papel garantidor de direitos, o mercado realiza negócios pungentes e a audiência fica feliz com as narrativas ofertadas”, afirma a diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira.  

Adentrando no universo dos intercâmbios culturais e dos mecanismos financiadores, a equipe de mentores propõe uma reflexão sobre a contextualização ou descontextualização cultural nos roteiros para que os projetos alcancem o melhor nível de maturação e possam atrair parceiros para a realização. 

“Uma coprodução cinematográfica é muito mais que uma parceria financeira e técnica. Em geral, as coproduções têm histórias binacionais. Compreender essa dinâmica, as demandas do público nacional e internacional e como relacioná-las através de uma linguagem universal é fundamental”, explica a produtora, roteirista e idealizadora do projeto, Roberta Miller.

“Viajar para apresentar seu projeto a produtores de outros países é uma experiência sempre enriquecedora para os autores. É um exercício prático para o desenvolvimento de um olhar criativo também direcionado às questões de produção e distribuição no mercado internacional e que podem potencializar a narrativa de uma história.”, diz o produtor executivo, roteirista e coordenador do programa, Matheus Colen.. 

Como parte do Histórias que Viajam, após o processo de mentoria, os projetos desenvolvidos serão apresentados ao mercado durante o Ventana Sur, maior evento da indústria audiovisual da América Latina, realizado anualmente em Buenos Aires, na Argentina, pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) e pelo Marché du Film, do Festival de Cannes. 

“O Ventana Sur adere com entusiasmo ao “Histórias que viajam” através de sua seção El Principio del Film. Acompanhamos qualquer atividade que destaque a contribuição fundamental dos roteiristas, pois são eles que, com seu talento, criam e dão vida às histórias que alimentam o mundo audiovisual. Essa é uma aliança para difundir internacionalmente o mundo dos autores”, declara o codiretor executivo do Ventana Sur. Bernardo Bergeret. – 

O Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio a profissionais do audiovisual, ainda oferecerá a um dos projetos selecionados o Prêmio Paradiso de US$ 1 mil. O roteirista também passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos. 

“A internacionalização é um eixo central da atuação do Projeto Paradiso, por isso ficamos felizes de poder contribuir com um projeto que estimula o fortalecimento dos laços do audiovisual nacional com o restante da Ibero América” afirma a diretora-executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois. 

Projeto participantes

Os projetos contemplados são de roteiristas independentes profissionais residentes em São Paulo, que já participaram de editais promovidos pela Spcine entre 2018 e 2021, e indicados por instituições pautadas por políticas afirmativas parceiras da Spcine. Além disso, os selecionados têm em comum a expressão da cultura paulistana, com pelo menos um protagonista de São Paulo e no mínimo um personagem      latino-americano, que se passe em São Paulo e em uma cidade de outro país da América Latina. 

Nessa primeira edição, participam do programa os projetos “Deixe a cortina fechada”, de Vanessa Remonti; “Mão suja de tinta fresca”, de Eliane Coster; “K-Preto”, de Raul Perez; “Lugar Seguro”, de Belise Mofeoli; e “São Baltazar, rompiendo corrientes”, de Thuan Mozart. 

Encerrando o ciclo no programa, os projetos mentorados terão uma apresentação contendo o roteiro, logline e a sinopse em português e em espanhol. Além disso, cada participante recebe um guia com informações sobre acordos, editais, programas de apoio à coprodução e agenda de eventos de mercado.
Histórias que Viajam” é realizado pela Origina Conteúdo com o patrocínio da Spcine e apoio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra), Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (Gedar), Ventana Sur e Projeto Paradiso.

Arquivos

Em alta

UNIDOZ, de Sebastián Perez

Gênero: Comédia Logline Quando seu único parente vivo não está tão...

Os Gurí, de Joaquin Peñagaricano

Género: Comédia dramática Logline 1983, dois meninos de um povo perdido...

Tudo o Que Eu Não Fiz, de Pedro Paulo de Andrade

Gênero: Coming of Age Logline Um adolescente vê seu mundo se...

Triste Maravilhoso, de Diogo Leite e Daniel Veiga

Gênero: Drama Logline Luiza é chamada em urgência para cuidar do...

O Sr. Gentil, de Marcos de Sá

Gênero: Drama Logline Um professor de reforço do interior do Ceará...
Matheus Colen
Matheus Colenhttps://originaconteudo.com.br
Roteirista e Produtor Executivo de TV com mais de 15 anos de atuação no mercado, com passagens por emissoras, produtoras independentes e universidades. Coordenador do programa Histórias Que Viajam, professor de narrativas audiovisuais na pós latu sensu do Mackenzie.