Quem somos

COORDENAÇÃO HQV

Roberta Miller

Produtora e roteirista com mais de 20 anos de experiência em audiovisual. Estudou no Brasil e em Cuba.

É roteirista de “San Tiago Dantas – Razão antes do tempo”, documentário de Eduardo Quental Moraes, e autora-roteirista de “Vamos à vida”, minissérie dirigida por Betse de Paula, da Bang Filmes.

Foi roteirista de três temporadas da série “Expedições” produzida pela RW Cine para a TV5Monde e TV Brasil; da equipe de desenvolvimento da série “Balada do Cárcere”, de José Carvalho, para a YouMama Films, e da equipe de desenvolvimento das séries “À Margem” e “Na Fronteira” (coprodução com o Uruguai) para a Telenews.

Ministra aulas no curso “Criação e roteiro de narrativas multiplataformas”, na Central Globo de Jornalismo, pela Academia Internacional de Cinema, e no ciclo de formação “A arte de produzir e vender filmes”, promovido pela Associação Cultural Cine Ceará – Ibero- Festival de Cinema Americano.

Foi coordenadora pedagógica da Formação Audiovisual Serrana, e fez parte da equipe de coordenação geral da oficina de formação audiovisual de professores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro em 2020.

É diretora de Ação Social da Gedar Brasil – Gestora de Direitos dos Autores Roteiristas entidade membro da FEESAL – Federação de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino-Americanos. Entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020 foi diretora de comunicação da Abra – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Matheus Colen

Produtor Executivo e Roteirista com 15 anos de experiência, atuando principalmente com conteúdos de entretenimento e humor em televisão aberta e plataformas de streaming.

Já escreveu e produziu projetos exibidos em empresas como SBT, Multishow, Canal OFF, NETFLIX e Disney Channel.

No mercado de educação, foi gestor da TV Unisa e membro da Diretoria Executiva do Canal Universitário em São Paulo. Ainda na área de educação, escreveu, entrevistou e dirigiu documentários para plataformas educacionais do grupo Wiser.

É professor de criação de conteúdo audiovisual na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Atualmente lidera a produtora Origina Conteúdo.

CONSULTORES

Santiago Calvete

Roteirista e Diretor de Cinema e TV com mais de 25 anos de experiência na indústria audiovisual. Estudou em países como Argentina, Espanha, Cuba e Estados Unidos. Em 2023 criou sua empresa Fantástica Audiovisual para o desenvolvimento de conteúdo.

Foi tutor de projetos em Lab Macabro (México), Concurso de Desenvolvimento de Guiones Blood Window (Argentina) e Projetos Internacionais do Ventana Sur. Coorganizou as primeiras edições do Mercado de Roteiros El Principio del Film, realizado no Ventana Sur.

Escreveu e dirigiu La Segunda Morte (2012), Testigo Íntimo (2015, Argentina-México) e Sangre Vurdalak (2019, Argentina-Singapur). Também codirigiu a série de TV Vida de Estagiário (Sitcom Argentina-Brasil) produzida pela Magma Cine e Glaz.

Como roteirista também escreveu Ghost Project (Argentina-USA), El Exorcismo de Dios (Estados Unidos-México-Venezuela), Centinela (México) e é coautor de El Diablo Blanco (Argentina-Brasil), entre outros.

Sangre Vurdalak recebeu o prêmio Mejor Filme Latinoamericano no FANTLATAM, Menção de Roteiro e vários prêmios de desenvolvimento e pós produção em Blood Window e NAFF (Coréia do Sul). Intimate Witness ganhou o prêmio de Melhor Filme Extranjero no Fantafestival (Itália), além de outros prêmios.

É membro do Conselho de Cinema da SADA – Sociedade dos Autores e Colaboradores do Cine Argentino e do Conselho de Cinema da Sociedade Geral dos Autores da Argentina.

Martin Aliaga

Produtor Executivo, diretor e roteirista com vasta experiência em coproduções internacionais. Viveu no Brasil, nos EUA e na Espanha. Estudou Economia na Universidade de Buenos Aires e formou-se produtor de cinema e TV no Centro de Pesquisa Cinematográfica.

Socio fundador da produtora Albatroz Media, desde 2012 desenvolve e produz conteúdo de ficção e documentário; coproduzindo internacionalmente com vários países da América Latina, Estados Unidos, Europa e recentemente com a Ásia.

Produziu o programa “DE ZURDA” apresentado por Diego Maradona e Víctor Hugo Morales cobrindo a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é roteirista e diretor na adaptação cinematográfica EL OTRO GÓMEZ, projeto apoiado pelo Ibermedia, INCAA, Fundo Nacional para as Artes, Mecenato de Buenos Aires e Fundação Carolina em Madrid.

André Antunes

Coordenador de projetos na MARI BRASIL AGENCIAMENTO. Bacharel em administração com especialização em produção executiva, atua no meio audiovisual há mais de 20 anos tendo exercido funções executivas em exibição, pós-produção, produção musical de séries de animação, formatos, séries ficcionais e longas-metragens premiados internacionalmente.

Na Elo Company participou da criação do braço de produção atuando no desenvolvimento, produção e venda da carteira de projetos.

Foi produtor executivo da série “Desafio Impossível”, em coprodução com a NATGEO América Latina, e do documentário “Você não é um Soldado” selecionado para o pitching no Sunny Side of The Doc 2019 (França), e vencedor do MIP Cancun Format Pitch 2020 com o projeto Building Battle.

Pancho Magnou

Pancho Magnou Arnábal estudou sociologia na Universidad de la República e participou da gestão e desenho de diversos programas e investigações no âmbito da Cultura. Ingressa no audiovisual através de curtas-metragens, treina em cursos e workshops nacionais e internacionais, ministrou aulas de Produção Executiva na Escola Uruguaia de Cinema e coordenou o Campus DocM do DocMontevideo.

Em 2013 fundou Montelona Cine, ​​produtora onde desenvolve suas produções. Montelona é uma das produtoras uruguaia de cinema de autor mais reconhecidas e ativas do país, focada na produção de filmes que nascem da necessidade de contar histórias através de uma perspectiva pessoal, lançou alguns dos talentos mais destacados da nova geração de cineastas uruguaios.

Trabalhando com convicção e dedicação os projetos em que se envolve, propõe-se a criar filmes que façam sentir e dêem sentido. Seus filmes participaram e obtiveram prêmios em alguns dos festivais mais importantes do mundo, como: Sundance, Busan, San Sebastián, BAFICI, Havana, Karlovy Vary, Guadalajara, entre outros.

PAINELISTAS CONVIDADOS

Martin Salinas

Roteirista e diretor de “Ninguém é mais um homem” e “Lunáticos”, além de vários curta-metragens em animação e ficção. Roteirista de mais de 20 longas-metragens, como “Gaby: A Verdadeira História”; “Um Encanto”, selecionada pela Academia Mexicana para os Prêmios Óscar; e “Nicotina”, ambas ganhadoras da Melhor Roteiro Adaptado e Original respectivamente, da Academia Mexicana de Cinema.

Roteirista da minissérie italiana “Chiamatemi Francesco” (Mediaset-Netflix) e da série argentina “Tiempo Final”. Trabalhou no desenvolvimento de roteiros para Warner Brothers, Universal Studios, MGM, New Regency Productions e ABC Network.

Marcio Migliorisi

Marcio Migliorisi é Diretor de Assuntos Internacionais da Agência Uruguaia do Cinema e Audiovisual, ACAU. Dirige a estratégia internacional de promoção e posicionamento da indústria audiovisual uruguaia. Com um forte interesse nas regulamentações que impactam nos projetos cinematográficos, é designado como consultor para representar o Uruguai na Conferência Ibero-americana de Autoridades Audiovisuais, CAACI, e no fundo IBERMEDIA.

Graças à sua formação como Diretor Criativo com mais de 20 anos de experiência em LATAM e no mercado estadunidense, está especializado na interseção da publicidade e entretenimento, criação de marcas e seus modelos de negócios. Já trabalhou para agências de publicidade em LATAM, desde McCann Erickson até Publicis, atendendo a clientes como Coca Cola, Nestlé, American Airlines, Mastercard e GM. Além disso, nos EUA, trabalhou para redes de TV como FOX e ESPN, e como diretor criativo na agência multicultural Walton Isaacson para Lexus, Marvel e Wells Fargo.

Lucia Murat

Diretora. Seu primeiro longa-metragem, o semi-documentário “Que Bom Te Ver Viva” (1989), estreou no Festival de Toronto e revelou uma cineasta dedicada a temas políticos e femininos, ganhando melhor filme do júri oficial, do júri popular e da crítica no Festival de Brasília de 1989. Com “Doces Poderes” (1995), estreou no Festival de Sundance e no Festival de Berlim. Em 2000 lançou “Brava Gente Brasileira” e em 2004 “Quase Dois Irmãos”, que lhe rendeu inúmeros prêmios, entre eles os de melhor direção e melhor filme latino americano pela Fipresci no Festival do Rio 2004, e melhor filme no Festival de Mar del Plata 2005. 

No Festival do Rio de 2007, estreou “Maré, Nossa História de Amor”, uma coprodução Brasil-França, também exibido no Festival de Berlim. Em 2013, lançou o filme “A Memória Que Me Contam”, vencedor do prêmio da critica internacional no Festival Internacional de Moscou. E em 2015 o filme “Em Três Atos”, uma coprodução francesa. 

Em 2017, ganhou no Festival do Rio os prêmios de melhor direção e melhor atriz com “Praça Paris”, que teve inúmeros prêmios internacionais, inclusive o de melhor filme da critica internacional. Em 2021 lançou: “Ana. Sem Título”, filmado em Cuba, México, Chile, Argentina e Brasil. Em 2024 está lançando o longa-metragem de ficção “O Mensageiro”, que recebeu o prêmio de melhor roteiro no Guiões , o de melhor filme no WIP Guadalajara e estreou na gala do Festival de Lima.